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O que é e por que construir o seu planejamento estratégico?

14 janeiro, 2021

Para desenvolver sua empresa, alcançar as metas almejadas e garantir mais sucesso, fazer um planejamento estratégico é a escolha ideal. 

Assim como é importante definir pequenas ações para praticar um hábito ou chegar a um objetivo, é necessário ter um plano de ação a ser seguido para gerar mais competitividade ao seu negócio no mercado.

Ao se planejar, você consegue ter uma visão mais abrangente do que precisa ser feito para transformar positivamente os resultados da sua organização a longo prazo, determinando onde você quer chegar e como fazer isso de forma mais assertiva. 

Pensando em ajudar você a entender melhor o que é o planejamento estratégico e a aplicar essa ferramenta em sua empresa, reunimos tudo que você precisa saber para ficar por dentro desse assunto. 

E aí, quer descobrir como construir estrategicamente o bom desempenho de sua organização e identificar pontos de melhoria? Prossiga na leitura do post e confira. 

1.O que é o planejamento estratégico?

 

O planejamento estratégico nada mais é do que um processo contínuo de aprofundamento sobre onde sua empresa está e para onde ela quer ir, utilizando essas informações como base necessária para tomar decisões, mensurar resultados e direcionar estratégias.

Por meio de um bom planejamento estratégico, é possível definir metas alcançáveis, se preparar para superar possíveis problemas ou crises, acompanhar as etapas de trabalho, analisar o que está dando certo e o que deve ser alterado e, assim, enxergar melhor os próximos passos. 

Vale ressaltar que o planejamento estratégico não é algo para ver além do que a empresa pode alcançar, mas é um processo realista para avaliar o cenário atual e a melhor forma de suprir as necessidades, a fim de alcançar os objetivos com mais segurança e menos prejuízos.

2.Por que fazer um planejamento estratégico?

 

Depois de entender o significado desse termo, é fundamental saber mais sobre a sua importância e o porquê de você precisar aplicá-lo em sua empresa.

Embora alguns empreendedores pensem que esse processo deve ser realizado apenas em organizações de grande porte, todas as empresas precisam gerenciar bem seus recursos e suas estratégias para se manter no mercado: ter um bom plano é ideal para negócios de quaisquer níveis e segmentos.

Apesar de não ser um processo obrigatório, o planejamento estratégico gera diversas vantagens para quem faz uso desta ferramenta. Confira algumas das principais a seguir:

– aumento do engajamento e da motivação de sua equipe;

– conhecimento aprofundado dos pontos fortes e fracos, e das ameaças e oportunidades;

– diminuição de falhas ou prejuízos;

– aperfeiçoamento nos fluxos de atividades e na imagem da empresa;

– indicadores de desempenho e resultados mais precisos;

– melhorias na cultura organizacional;

– geração de competitividade no mercado;

– definição de objetivos e metas de forma mais assertiva e eficaz.

São muitos os benefícios que você pode garantir, mas afinal como saber se sua empresa precisa contar com essa ferramenta? Confira no próximo tópico.

3.Quando é preciso construir um planejamento estratégico?

 

Não há um tempo certo ou errado para fazer o planejamento estratégico de sua empresa, pois isso depende das suas necessidades e de diversos fatores para além da sua organização.

Como o planejamento tende a focar no que realmente precisa alcançar a longo prazo, funcionando como um ponto de partida para alcançar os objetivos traçados, o período em que ele pode ser construído está ligado a alguns pontos importantes, como:

– elaboração do orçamento da organização (que acontece, na maioria das vezes, ao final ou início de um ano);

– períodos de aumento na quantidade de vendas (Black Friday e Dia das Mães, por exemplo);

– diminuição ou melhorias no faturamento da empresa;

– baixa qualidade nos resultados alcançados com as ações realizadas.

Esses são alguns dos pontos influenciadores na hora de construir o planejamento: é essencial focar na situação atual do seu negócio e do mercado para definir ações condizentes a serem efetuadas

O plano não precisa acontecer em datas definidas, mas você pode estabelecer a sua frequência, podendo acontecer uma ou duas vezes ao ano, por exemplo. O mais importante para definir o período de sua feitura é avaliar quais são as necessidades que precisam ser supridas para ajudar você e sua equipe a atingirem as metas estabelecidas.

4.Como fazer o planejamento estratégico da sua empresa?

 

Definir etapas para que o seu planejamento estratégico seja realmente efetuado, evitando erros e garantindo mais sucesso, pode ajudar você a realmente tirar as ideias do papel e visualizar os objetivos com nitidez.

Então, separamos um passo a passo simples para ajudar você. Vamos lá!

4.1. Analise o cenário atual

Como já falamos anteriormente, para conhecer o que deve ser alcançado – ou onde sua empresa deseja chegar, você precisa fazer um diagnóstico de como está sua organização atualmente

Ao entender melhor o desempenho e os resultados, fica mais fácil partir para os próximos passos de forma segura.

Uma ótima forma de fazer isso é por meio da análise SWOT, verificando os pontos fortes e fracos da empresa, e as oportunidades e ameaças do mercado. 

4.2. Defina metas e direcione estratégias

Após saber o que sua empresa precisa, é hora de traçar os próximos objetivos a serem alcançados.

Também é importante, nessa etapa, definir indicadores de desempenho para ajudar você a monitorar os fluxos de trabalho e, assim, analisar o que precisa ser melhorado para alcançar as metas e garantir melhores resultados.

4.3. Monte um cronograma

Para tirar tudo do papel e transformar em realidade, o próximo passo é analisar as metas traçadas e criar um plano de ação. O que pode ser feito, durante a rotina, para atingir o que sua empresa precisa?

É importante dividir esse processo em etapas objetivas, utilizando prazos, recursos, indicadores e todos os dados necessários para que a equipe fique ciente do que precisa ser feito juntamente com os gestores.

Vale lembrar que é fundamental ter uma comunicação transparente para alinhar os objetivos com os colaboradores e, assim, garantir que o processo ocorra de forma mais engajada e eficaz.

Ao planejar, definir o plano de ação e acompanhar o processo por meio de indicadores e métricas, você consegue identificar quais são as soluções ideais para sua empresa conquistar o almejado “lugar ao sol” no mercado.

É importante saber também que planejamentos não são definitivos: imprevistos podem acontecer, mas com um bom plano você consegue aumentar o seu preparo para se manter no caminho de avanço dos objetivos de sua empresa. Então, sempre que preciso, vale a pena revisar o planejamento e identificar o que precisa ser mudado, a fim de continuar encontrando boas oportunidades e diminuindo falhas.

Esperamos que nossas dicas ajudem sua empresa a chegar onde você mais sonha. Continue conferindo o nosso blog para acompanhar mais conteúdos sobre empreendedorismo, estratégia, gestão de equipes e tecnologia. Siga também nossas redes sociais. Até mais!

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