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O que é e qual a importância das soft skills ?

17 dezembro, 2020

O mercado tem cada vez mais reconhecido que ter diversas habilidades – para além do âmbito profissional das empresas – é muito importante, mas você saberia dizer qual é a verdadeira importância das soft skills?

O período de avanço tecnológico em que vivenciamos diversas transformações exige muito mais do que apenas capacitações técnicas, é necessário desenvolver algumas habilidades socioemocionais, como empatia, paciência, senso de coletividade, adaptabilidade a mudanças e equilíbrio.

Essas competências são fundamentais não apenas para o mercado e para as empresas, mas principalmente para os colaboradores das empresas , que precisam constantemente atualizar seus aprendizados, ter mais flexibilidade e se adequar a novos processos no dia a dia.

No mundo corporativo, contar com soft skills é garantir uma rotina mais leve, produtiva e rentável. 

Quer saber mais sobre a importância das soft skills? É só continuar a leitura desse post com a gente. Aproveite e descubra como utilizá-las também!

Soft skills x hard skills

Antes de saber mais sobre as soft skills, é preciso entender a diferença entre elas e as chamadas hard skills.

Estes termos são utilizados por vários empresários ao redor do mundo, e podem ser aplicados em qualquer tipo de empresa, podendo se referir a competências técnicas e comportamentais.

Soft skills: habilidades comportamentais

Por se tratar de habilidades relacionadas ao âmbito mental e emocional dos profissionais, as soft skills não podem ser mensuradas.

Em um processo de seleção para alguma vaga de emprego, essas competências podem ser analisadas por meio da entrevista, de testes comportamentais e de alguns desafios. Algumas das soft skills mais observadas por recrutadores são:

– resolução de conflitos;

– criatividade;

– comunicação eficaz;

– organização;

– transparência;

– foco nos objetivos;

– empatia e colaboração;

– ética e confiabilidade.

Hard skills: habilidades técnicas

Adquiridas e mensuráveis, as hard skill podem ser aprendidas por meio de experiências profissionais, cursos, livros e treinamentos. 

Algumas das principais hard skills observadas em recrutamento de colaboradores são:

– conhecimento de outros idiomas;

– domínio de ferramentas office;

– gestão de projetos ou de equipes;

– operação de máquinas ou softwares.

Muitas vezes, os colaboradores apresentam ótimas habilidades técnicas, mas acabam saindo logo após o período de experiência devido à falta de soft skills importantes para trabalhar em equipe e engajar com a cultura organizacional do negócio.

É válido ressaltar que nenhuma é mais importante que a outra, o mais recomendável é que o colaborador reconheça suas soft e hard skills para saber como utilizá-las de forma conjunta e mais assertiva, ao longo da rotina, na empresa.

O empresário de hoje precisa priorizar suas habilidades comportamentais para aprimorar seu perfil profissional e obter melhores resultados em seus trabalhos. 

Qual a importância de desenvolver suas soft skills?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é recomendável ir para além do que você pode aprender por meio de capacitações e atividades técnicas em sua carreira profissional: é necessário saber desenvolver suas soft skills para se destacar e ampliar suas oportunidades de trabalho e experiências.

As soft skills são consideradas tão essenciais atualmente, que você pode – e deve – colocar as suas no seu currículo para se candidatar a vagas de emprego, sabia?

Muitos empreendedores, inclusive, consideram algumas habilidades comportamentais mais importantes do que determinadas habilidades técnicas no momento do recrutamento, pensando no encaixe ideal para o trabalho em equipe e a relação do profissional com a cultura organizacional da empresa a longo prazo.

Um candidato com boas soft skills, como colaboração e credibilidade, pode não somente entregar trabalhos de ótima qualidade e se relacionar bem com a gestão, mas também motivar a equipe a fazer o mesmo, gerando benefícios para o desenvolvimento da empresa.

Algumas habilidades mentais e emocionais são diretamente ligadas à forma como uma pessoa enxerga o mundo ao seu redor, sua personalidade e sua história pessoal. Porém, é possível fortalecer algumas das suas particularidades, a fim de valorizá-las, e desenvolver outras competências para alcançar mais pontos a seu favor.

Quer saber como desenvolver as principais soft skills e alavancar sua empresa? Acompanhe os próximos tópicos, com as nossas principais dicas, e descubra.

1.Comunicação transparente

Saber se comunicar bem não significa necessariamente que você vai precisar ser uma pessoa mais extrovertida: apenas se refere à importância de expressar bem seus argumentos e suas ideias, assim também como saber ouvir o que seus colegas querem dizer.

Se comunicar bem com todos da empresa, independente do nível hierárquico dos outros colaboradores, mostra que você sabe articular seus pensamentos com transparência e ética, o que demonstra também a soft skill de liderança, proporcionando mais inspiração e engajamento para o time.

2.Praticidade na resolução de problemas

Buscar soluções para os obstáculos que aparecem não tem a ver apenas com inteligência ou rapidez, mas com um pensamento mais amplo para analisar a situação do problema e saber lidar com ele da melhor forma possível.

Essa é uma das soft skills mais importantes para otimizar as atividades, aumentar a proatividade, reduzir o estresse no clima organizacional e diminuir as falhas nos processos.

3.Troca de conhecimentos

Você já experienciou uma troca de aprendizados na empresa em que trabalha? Quando um colaborador tem a disposição de transmitir o que ele sabe para os outros, isso melhora bastante a qualidade dos serviços oferecidos, amplia o senso de trabalho em equipe e ainda melhora a integração do time.

Compartilhar o conhecimento com mais pessoas é uma ótima forma de mostrar disponibilidade para ajudar sempre que preciso e fortalecer mais uma soft skill, que faz a diferença em quaisquer momentos e empresas.

4.Criatividade 

Outra habilidade muito importante é a criatividade: com essa soft skill, você pode ajudar a equipe a sair da zona de conforto, ampliar o desenvolvimento da empresa e investir em processos inovadores.

Ser criativo também pode ser ótimo para pensar em soluções mais eficazes, reduzir custos desnecessários e aumentar a inspiração dos parceiros de trabalho.

5.Ética

Ter respeito e empatia pelas pessoas que trabalham com você, respeitar as normas da empresa, entender a cultura organizacional e seguir os valores definidos, além de demonstrar dedicação e organização nas atividades desenvolvidas, são alguns pontos dessa soft skill tão necessária.

Normalmente, os profissionais que já possuem essa mentalidade conseguem se adequar mais facilmente às exigências da empresa, demonstrando mais comprometimento e esforço em desenvolver seus potenciais e colaborar no que for preciso.

Você consegue identificar as soft skills que você já possui e as que precisa desenvolver? Separar um tempinho para fazer essa análise pode ajudar você a perceber suas forças e fraquezas como profissional, contribuindo para o fortalecimento ou desenvolvimento de habilidades essenciais tanto para suas relações interpessoais quanto para suas experiências profissionais e o seu currículo.

Aproveite e compartilhe esse post com seus parceiros de trabalho, a fim de ajudar sua equipe a aprimorar suas soft skills também. Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos como este.

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